top of page
Buscar

Coceira nos olhos: 5 coisas que você precisa saber sobre conjuntivite alérgica

Foto do escritor: Dra Gabrielle AngelimDra Gabrielle Angelim

Você sabia que alergia também pode afetar os olhos?

Neste post você vai saber porque a coceira nos olhos pode prejudicar sua visão e como reconhecer a alergia nos olhos para poder tratá-la.


Conjuntivite alérgica o que é?


Alergia nos olhos é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste o olho, causada por exposição a fatores do ambiente como mofo, pólen, poeira, pêlos de animais, entre outros. A criança que tem alergia, responde de maneira diferente e exagerada a esses fatores externos. Assim como ocorre inflamação do nariz e garganta, a alergia também pode inflamar os olhos e pode ocorrer durante o ano todo ou em determinadas épocas do ano.


Como identificar a alergia nos olhos?


A criança alérgica pode apresentar conjuntivite alérgica, uma inflamação da parte externa do olho. Geralmente, notamos coceira nos olhos, mas a criança pode também piscar mais vezes ou mesmo se queixar de ardência e de incômodo com a luz. Em alguns casos, a criança não tem queixas, mas os pais podem notar os olhos vermelhos, levemente inchados ou com lacrimejamento. Todos esses sinais e o exame oftalmológico mostrando alterações da conjuntivite alérgica, nos permitem fazer o diagnóstico correto.


Olhos vermelhos pode ser alergia?


Muitas doenças podem deixar os olhos vermelhos. Qualquer coisa que inflame a parte externa dos olhos pode gerar sintomas parecidos com o da alergia, por isso o exame oftalmológico é tão importante. Infecções causadas por vírus e bactérias, também causam coceira e olhos vermelhos, no entanto, o tratamento e os cuidados são muito diferentes do paciente com alergia. É importante ainda descartar outras causas de olho vermelho como trauma, corpo estranho e inflamações da parte interna dos olhos que podem também deixar os olhos vermelhos como a uveíte. Somente um exame oftalmológico adequado poderá diferenciar entre essas causas e direcionar o tratamento.


Como tratar coceira nos olhos?


O tratamento da alergia nos olhos é feito principalmente com colírios antialérgicos e lubrificantes que ajudam a tratar e melhorar a inflamação dos olhos. Alguns casos mais graves podem precisar temporariamente do uso de colírio de corticóide ou pomadas para conseguir controlar a alergia. Compressas frias nos olhos também podem ajudar a diminuir a vontade de coçar. Além disso, é muito importante o acompanhamento conjunto com o pediatra ou alergista para ajudar a identificar qual fator do ambiente pode estar causando ou piorando a alergia do paciente.


Como a coceira nos olhos pode afetar a visão?


O principal problema da alergia nos olhos é a coceira. Ao coçar os olhos, a criança pode machucar e até causar deformidades na superfície dos olhos. Os machucados podem servir como porta de entrada para infecções e até mesmo deixar cicatrizes que irão prejudicar a visão do paciente. Além disso, a córnea, uma parte da superfície do olho, é maleável e a constante coceira pode deixa-la irregular, causando em alguns pacientes um tipo de grau chamado astigmatismo e, em casos extremos, causar uma deformidade tão grande que a superfície do olho fica em formato de cone, o que chamamos de ceratocone.


Este conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!


 
 
 

Comments


©2022 por Gabrielle Angelim.

bottom of page